Histórico |
A prática da Direção Defensiva , já largamente difundida em vários
países, mais atentos aos problemas emergentes dos veículos automotores,
foi introduzida no Brasil pelo Serviço Nacional da Indústria SENAI, em
1970. Inicialmente visava atender as necessidades das empresas de
transporte coletivo e de carga. Hoje uma necessidade de todas as
categorias participantes do sistema de trânsito, diante do considerável
número de veículos em circulação, do crescimento desordenado das
cidades, da má formação de grande parte dos motoristas e principalmente
da violência que impera no trânsito. |
Dirigir Defensivamente: dirigir de modo a evitar acidentes, apesar
dos erros dos outros motoristas e condições adversas do trânsito e do
tempo, preservando a vida humana e o meio ambiente |
Você precisa adaptar seu comportamento às ações incorretas ou
inesperadas dos outros usuários da via, e às condições adversas que
podem ocorrer a qualquer momento, tais como: condições da iluminação, do
tempo, das vias, do trânsito, do veículo e dos outros condutores. |
Diz o Ditado: "O bom motorista é aquele que dirige por si e pelos outros" |
Muito antes da implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro -
CTB a sabedoria popular já se manifestava em relação a educação e
segurança no trânsito. O ditado em destaque acima vem confirmar essa
preocupação. |
Tenha sempre em mente: as estradas, ruas e avenidas foram abertas à circulação pública e não apenas para você. |
Na condução de veículos não tome posse da via, você é apenas um
usuário dela e como tal está sujeito à aplicação da legislação vigente. A
melhor regra para o bom relacionamento no trânsito é o de se comportar
como gostaria que os outros se comportassem com você. É mais prudente e
preferível ceder do que manter uma disputa, ou adotar uma postura
hostil, numa situação imprevisível. |
Direção com Perfeição |
Sem dúvida, é enorme a necessidade de melhores motoristas . Embora
impotente para resolver o problema sozinho, você pode ajudar a melhorar a
situação, se avaliar seu próprio modo de dirigir, empregando a "Direção
Perfeita" que significa realizar cada percurso sem infrações de
trânsito; sem abusos do veículo; sem atrasos de horário; sem faltar com a
cortesia devida e sem acidentes. |
Velocidade |
Cuidado!!! Há um grande engano envolvendo a velocidade. Alguns
motoristas acreditam e propagam que em velocidades mais altas podem se
livrar com mais facilidade de algumas situações de risco no trânsito. E
mais: dizem que trafegar devagar demais é mais perigoso do que andar
depressa. |
Não é nada disso. Reduzir a velocidade é a primeira atitude a se
tomar na tentativa de se evitar acidentes. A velocidade é o grande fator
de risco de acidentes de trânsito. Além disso, determina em proporção
direta, a gravidade das ocorrências. |
Os limites de velocidade determinados para cada tipo de via pública
devem ser respeitados . Eles foram definidos através de estudos
científicos, não foram determinados aleatoriamente. Obedeça-os !!!! |
Ao limite de velocidade estabelecido também deve ser observado as
condições meteorológicas, a intensidade do trânsito, as condições de
segurança da via, o conhecimento da mesma, bem como do veículo. Todos
esses fatores devem ser adaptados à condição de segurança. |
Faça isso e estará sempre seguro. E o que é melhor: livre de multas
por excesso de velocidade. No mais, use o bom senso. Não fique
atrapalhando os outros sem nenhuma justificativa, transitando a
velocidades muito baixas. E para reduzir sua velocidade, sinalize com
antecedência. Evite freadas bruscas, a não ser em caso de emergência. |
Para ser um bom motorista, não basta ter domínio técnico do carro e
conhecer as leis de trânsito. O conhecimento é apenas um elemento
fundamental na prática da direção defensiva. É preciso também se
antecipar aos problemas que podem acontecer, dirigir com prudência,
sabiamente. Acima de tudo, é importante agir com bom senso. |
Ao dirigir veículo nas vias públicas, o motorista deve evitar se
envolver com as angústias do trânsito. Esta é uma condição fundamental
para sua segurança. Sorrir em situações tensas e difíceis é sempre a
melhor maneira de manter o equilíbrio para resolver eventuais situações
inesperadas. |
Pedestres |
O comportamento do pedestre é imprevisível. Para evitar acidentes, a
receita é a seguinte: tenha muita cautela e dê sempre preferência aos
pedestres. Problemas como o álcool não são exclusividade de motoristas
imprudentes. Pedestres embriagados também são freqüentes e geralmente
acabam atropelados. Muitos são desatentos e confiam demais na ação do
motorista para evitar atropelamentos. O motorista defensivo deve dedicar
atenção especial à pessoas idosas, crianças brincando nas ruas e
deficientes físicos, que estão mais sujeitos a atropelamentos. Outra
maneira de se evitar atropelamentos, é transitar sempre com bastante
atenção e em velocidade compatível com os locais onde existem riscos
como : portas de escolas, shopping centers, cruzamentos, e quando
perceber qualquer aglomeração. |
Motorista reduza sempre a velocidade ao se aproximar de uma faixa de
pedestres!!!. Se houver pessoas querendo cruzar a pista, pare
completamente o veículo. Tome cuidado na desaceleração, para evitar
colisões por trás. Evite freadas bruscas. |
Animais |
Todos os anos, muitos motoristas são vitimados em acidentes causados
por animais. Esteja atento, portanto, ao trafegar por regiões rurais, de
fazendas ou em campo aberto, principalmente à noite. A qualquer
momento, e de onde menos se espera, pode surgir um animal, mesmo um
animal de pequeno porte como um cachorro, geralmente provoca
conseqüências graves. Ao perceber a presença de animais, reduza a
velocidade e siga devagar até que tenha ultrapassado o ponto em que se
encontra. Isso evitará que o animal se sobressalte e, na tentativa de
fugir, venha de encontro ao seu veículo. |
Elementos da Direção Defensiva |
Apesar das ações incorretas dos outros usuários da via e das
condições adversas o condutor deve assumir um comportamento que se
caracteriza por 5 (cinco) elementos básicos: |
CONHECIMENTO - Conhecer e seguir as leis de trânsito e as normas gerais de circulação e conduta. Saber procedimentos seguros para a realização das manobra e procurar se reciclar sempre. |
ATENÇÃO - Dirigir em estado de alerta permanente. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é dever de todo condutor dirigir com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. |
PREVISÃO - Ao conduzir um veículo é importante que se crie o hábito de prever situações e locais de perigo, exemplos : prever complicações num cruzamento, um ciclista na contra mão de direção, um pedestre que sai da frente de um carro (previsão imediata), fazer revisão no veículo antes de colocá-lo na via pública (previsão mediata). |
DECISÃO - Agir com bom senso e rapidez, saber escolher a melhor opção, agir corretamente nas situações de perigo. |
HABILIDADE - Manejar o veículo com desenvoltura.
Executar satisfatoriamente as várias manobras exigidas. O resultado do
treinamento adequado, mais a prática |
Dirigir em Rodovias |
Velocidade e visibilidade - a velocidade desenvolvida nas rodovias é
muito superior à média das vias urbanas (cidades). Quanto maior a
velocidade do tráfego, tanto maior sua distância do carro da frente. Só
assim você poderá acompanhar com segurança, e a tempo, as evoluções do
tráfego. O campo visual do motorista tem que ser quase total, para o
veículo que está á sua frente não atrapalhar a visibilidade. |
Ultrapassagem - uma ultrapassagem segura exige, antes de mais nada,
uma avaliação correta da distância necessária para fazê-la. Feita a
avaliação imprima maior velocidade ao seu veículo, pois você estará
ultrapassando outros que trafegam em velocidade de rodovias. A medida
que você vai se aproximando do carro da frente - e quer ultrapassá-lo
poderá se valer da transparência do pára-brisa desse carro, para
observar o movimento dos veículos que estão vindo em sentido contrário. |
Ser ultrapassado - o motorista que estiver sendo ultrapassado deve
facilitar ao máximo essa operação, encostando o mais que puder à direita
e reduzir a velocidade. |
Como Transportar Criança Com Segurança |
Dos 9 meses aos 5 anos, crianças devem ser levadas em cadeirinhas
acolchoadas com cinto de segurança, acima dessa idade, devem viajar em
assento especial, que as deixe na altura ideal para usar o cinto. Até os
nove meses o bebê vai deitado na cadeirinha e virado para o encosto do
banco traseiro. O bebê deve ser preso pelo cinto da cadeirinha e a
cadeirinha com o cinto do veículo. Até seis meses, a criança não tem
sustentação na coluna . Se o bebê estiver virado para o painel numa
freada brusca ou colisão o deslocamento de sua cabeça para a frente pode
fazer seu pescoço quebrar. As cadeirinhas e o assento especial devem
ser usados sempre no banco de trás. |
O local mais seguro é o meio do banco traseiro, onde a criança ficará
protegida dos impactos laterais. Nunca transporte criança no colo e nem
deitada no banco do veículo, a criança solta pode rolar para a frente. |
O Código de Trânsito Brasileiro diz que as crianças com idade
inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo
exceções regulamentadas pelo CONTRAN, na Resolução de nº 15 de 1998 que
regulamenta - Para transportar em veículos automotores, os menores de
dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros e usar
individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente. |
Excepcionalidades |
Nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte
de menores de dez anos poderá ser realizado neste banco, observadas as
normas de segurança. |
Na hipótese do transporte de menores de dez anos exceder a capacidade
de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquele de
maior estatura no banco dianteiro. |
As excepcionalidades não se aplicam ao transporte remunerado de menores de dez anos em automóveis. |
Nota: Condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotor não pode
transportar criança menor de sete anos ou que não tenha, nas
circunstancias condições de cuidar de sua própria segurança. |
Alguns Cuidados Para Dirigir Corretamente e Com Segurança |
Procure sentar-se corretamente. A posição das mãos no volante, dos
pés nos pedais e o modo de sentar permitem que você sinta todas as
vibrações e reações do veículo, especialmente se você ficar numa posição
confortável e descontraída; |
Verifique sempre a posição dos espelhos retrovisores, eles são uma extensão do seu campo visual; |
Avalie sempre o comportamento dos outros que estiverem dentro do seu
campo visual; Mantendo-se atento, você estará pronto para evitar uma
situação inesperada que outro veículo pode provocar. Você sabe o que
fazer em determinadas situações, mas não sabe como os outros podem
reagir; |
Não dê chances ao imprevisível, como por exemplo, ultrapassar em trechos proibidos; |
Em condições normais mantenha sempre uma distância equivalente a 2 segundos do veículo da frente; |
Sinalize suas intenções com antecedência; |
Procure conhecer o veículo que vai dirigir; |
Buzine de forma correta para não irritar os outros; |
Não aceite desafios e provocações; |
Não abuse da auto confiança |
Este assunto é muito extenso e rico em conhecimentos. Se você tiver maiores detalhes sobre algum tópico aqui relacionado, quaisquer informações complementares , por favor, entre em contato conosco |
° Cartilha Direção Defensiva - Trânsito seguro é um direito de todos |
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