quinta-feira, 3 de maio de 2012

DMUTRAN INFORMA

Trânsito e meio ambiente
° Legislação

Jornais 2 a 6 semanas
Cascas de frutas 3 meses
Pontas de cigarro 2 anos
Fósforos 2 anos
Chicletes 5 anos
Nylon 30 a 40 anos
Sacos e copos plásticos 200 a 450 anos
Latas de alumínio 100 a 500 anos
Tampas de garrafas 100 a 500 anos
Pilhas 100 a 500 anos
Garrafas e frascos de vidro Indeterminado
Fonte: SEMACE
Você sabe o que significa esta tabela simples e ao mesmo tempo devastadora?

Não?!!

Pois esse é o tempo que a natureza leva para degradar absolutamente esses tipos de materiais que diariamente é jogado e que causam danos, muitas vezes irreparáveis ao meio ambiente. E o que é assustador: muitos desses materiais são lançados de dentro dos veículos, por motoristas e/ou passageiros totalmente imprudentes, ignorantes, alheios aos males que estão causando ao meio ambiente e à própria vida, se não a sua, a das futuras gerações.

É fundamental criarmos, mantermos e vivermos em um ambiente saudável, agradável, onde os componentes: os homens, o trânsito e a natureza convivam em harmonia constante, com respeito mútuo.
O lixo jogado de dentro dos veículos traz sérios problemas ao meio ambiente quando:
Acumulado nos rios, canais e córregos, impede a passagem das águas provocando entupimentos, assoreamentos e inundações nos períodos de chuva;
Jogado nas encostas, provoca deslizamentos e assoreamentos dos cursos d’água;
Acumulado em terrenos baldios, produz um líquido - chorume - que polui o solo, contaminando os lençóis d’água subterrâneos que abastecem os poços.
O trânsito ainda é um dos grandes responsável pela morte de vários animais silvestres, alguns até em extinção, devido ao descaso à sinalização e ao limite de velocidade permitido nas vias urbanas e rodovias.
Não é brincadeira!!! Estatísticas comprovam que incêndios devastadores são provocados pela ponta de cigarro jogada pela janela do veículo, ocasionando além da perda de nossas florestas, matas, a morte de várias espécies de nossa fauna.
O trânsito pode causar diversos males ao nosso meio ambiente, como a erosão, devido ao mau planejamento de nossas estradas, além de várias agressões resultante de acidentes com o transporte de produtos tóxicos poluentes, como também a poluição sonora, atmosférica e visual.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário